Associação de Engenheiros e Arquitetos de Concórdia e Microrregião - AECOM
A AECOM surgiu da percepção do Engenheiro Civil Nésio Tumelero, de compreender a importância que tem a: comunicação, o diálogo e as atividades associativas, entre seres humanos.
Foi seguindo este espirito, que surgiu em Concórdia, no ano de 1974 a primeira célula de uma sociedade de Engenheiros – A Associação dos Engenheiros da Construção Civil – contando inicialmente com cinco membros.
Com o forte crescimento, impulsionado pelas agroindústrias, este pequeno grupo passou a integrar a AEO – Associação dos Engenheiros do Oeste do Estado de SC, com sede em Chapecó.
Poucos anos depois, por sugestão do CREA/SC e a convite dos profissionais de engenharia do Município de Joaçaba, no ano de 1978, a associação desvinculou-se de Chapecó e passou a formar, já com 12 membros, o Núcleo dos Engenheiros de Concórdia e Seara, como parte da Associação dos Engenheiros do Vale do Rio do Peixe com sede em Joaçaba, tendo Nésio Tumelero assumido já a vice-presidência daquela entidade. Participavam além de Concórdia e Joaçaba, os Núcleos de Campos Novos, Videira e Caçador.
Em 1982, quando reeleito Nésio Tumelero, Presidente do Núcleo de Concórdia e novamente Vice-Presidente da Associação dos Engenheiros do Vale do Rio do Peixe, sentiu-se a necessidade de modificar o então estado associativo dos profissionais de engenharia e arquitetura de Concórdia, após verificar que apenas 1/5 (um quinto) destes estavam associados. Objetivava-se mais adiante, conquistar a representação no Conselho Estadual de Engenharia.
Com a grata surpresa do interesse e da ajuda dos profissionais de Engenharia e de Arquitetura de Concórdia e Seara, em 16 de março de 1983, dez anos após a primeira célula associativa, foi fundada a AECOM – Associação dos Engenheiros de Concórdia e Microrregião, com um número de 43 profissionais, sendo:
15 Engenheiros Civis
08 Eng. Químicos
06 Eng. Mecânicos
05 Eng. Florestais
02 Eng. Eletricistas
02 Arquitetos
02 Eng. Agrimensores
01 Eng. de Alimentos
01 Eng Industrial Metalúrgico
01 Engenheiro de Pesca
Reuniu-se assim, nove modalidades de engenharia, mais arquitetura, contando com quatro profissionais do município de Seara.
A primeira Diretoria eleita por unanimidade era composta dos seguintes membros:
Presidente Engº. Civil Nésio Tumelero
Vice- Presidente Engº. Civil Adroaldo Pagani da Silva
1º Secretário Engº. Florestal Laurindo Salante
2º Secretário Arqª. Adriana Zucchi
1º Tesoureiro Engº. Civil Herbert Hugo Nilson
2º Tesoureiro Engº Florestal Alvanir Fernando Zuse
Diretor Social Engª. Química, Sônia Luiza Arcari Karloh
Diretor de Esportes Engº. Civil Carlos Alberto Biezus
Conselho Fiscal
Efetivos Engº. Químico Vincenzo Francesco Mastrogiácomo
Engº Químico Adilson Edson Reich
Engº Civil Nivaldo Martins Leal
Suplentes
Engº Florestal Marco Polo Gauer Haeffner
Engº Civil Sadi Tumelero
A AECOM, após cumprimento de período regulamentar de funcionamento efetivo teve seu Registro de Entidade de Classe aprovada no CREA-SC na Sessão Plenária de 22 de maio de 1990.
Pelo processo CF/1708/90, e do parecer prévio n.º 152/90 - ATJ – IRB aprovado pelo órgão competente do CONFEA e analisado pelo Relator Conselheiro Federal João Eduardo Amaral Moritz, foi em 06 de junho de 1990 homologado o registro da Entidade de Classe da AECOM, dando-lhe os direitos legais no Sistema CONFEA/CREAs.
Ainda em 1990 o Eng. Nésio Tumelero assumiria vaga de Conselheiro Titular do CREA-SC, cargo este ocupado por seis anos, tendo como suplente o Eng. Adroaldo Pagani da Silva.
Em 23 de abril de 1992, com a atuação do Conselheiro Nésio, conquistamos para Concórdia, dentro do programa inovador defendido naquela gestão do Presidente Wilson Lang, de estadualização dos serviços do CREA-SC, a instalação da Inspetoria Regional de Concórdia para atendimento aos profissionais e a sociedade local.
Indicado Inspetor Chefe por três períodos sucessivos (nove anos) o Eng. Nésio Tumelero iniciou a formação do colégio de Inspetores local, hoje com quinze inspetores para auxiliar tecnicamente na atuação da Inspetoria na região e na instrução de processos às Câmaras.
Além dos objetivos profissionais constam de seus estatutos, a AECOM é uma entidade de classe que visa promover a valorização profissional de seus associados manifestando-se como proponente, crítica e/ou incentivadora de assuntos de interesse das comunidades da Microrregião, no tocante a assuntos da área de conhecimento de seus integrantes. Além disso, promove e realiza eventos de capacitação, qualificação e interação profissional.